domingo, 7 de outubro de 2012


Tesouros do fundo do mar

Oceanos apoiam os nossos recursos

O mar profundo é ainda relativamente inexplorado, mas investigadores pioneiros de Southampton descobriram no fundo do mar aberturas cheias de vida nova e metais valiosos como ouro, platina e cobre.

Como os recursos de metais preciosos em terras  são cada vez mais um motivo de preocupação, poderíamos considerar olhar para os oceanos, e fornecer os meios para apoiar a nossa sociedade baseada na tecnologia.
Duas equipas de cientistas do Centro Nacional de Oceanografia de Southampton foram os primeiros a descobrir, no fundo do mar, aberturas, no Caribe e na Antártida. Em colaboração com o Natural Environment Research Council, uma equipa liderada pelo Dr. Doug Connelly e pelo biólogo marinho Dr. Jon Copley, encontrou o mundo mais extremo com 5 km de aberturas vulcânicas para baixo numa fenda no fundo do mar do Caribe, enquanto outra equipa, liderada pelo professor Paul Tyler, descobriu um novo conjunto em alto-mar de  respiradouros vulcânicos nas águas geladas do Oceano Antártico.


Fonte: http://www.southampton.ac.uk/promotion/deep_sea_vents_01.shtml
(adaptado e traduzido)


Reflexão: Esta notícia é uma prova de que os oceanos deviam ter um pouco mais da nossa atenção. Podemos verificar, com estas investigações que o fundo inexplorado dos oceanos, pode vir a ser uma fonte de metais preciosos importante para a sociedade.

Sem comentários:

Enviar um comentário