As rochas sedimentares encontram-se na Litosfera, representando cerca de 6 a 10% do total de rochas da crusta terrestre, no entanto cobrem cerca de 75% da superfície dos continentes.
Todas as rochas estão sujeitas a processos de alteração de origem física, química ou biológica que conduzem à sua desagregação - Meteorização das Rochas.
Principais agentes de Meteorização:
- Dissolução
- Reações biológicas
- Temperatura
- Alívios de pressão
- Oxidação
- Hidrólise
A erosão, provocada pela água, remove os detritos das rochas e transporta-os até ao local onde perde a sua força, formando depósitos de sedimentos, que também podem incluir materiais originados pela precipitação de sais minerais dissolvidos, restos de animais e/ou produtos da sua atividade.
Principais agentes de Erosão:
- Água
- Vento
Fonte da imagem: www.fossil.uc.pt
À medida que a distância de transporte aumenta, os detritos vão ficando arredondados e mais pequenos.
É nas rochas sedimentares que se encontram a maioria dos fósseis.
Fonte: Apontamentos fornecidos na aula pelo Prof. José Salsa (adaptado)
Reflexão: Como podemos verificar, as rochas sedimentares, apesar de representarem uma minúscula parte da camada em que se encontram, a litosfera, cobrem cerca de 3/4 da superfície continental da Terra.
As rochas sedimentares formam-se a partir dos detritos, resultantes de meteorização das rochas, que após sofrerem a remoção e de serem transportados, por ação dos agentes de erosão (ex.: água), são compactados e dão origem a rochas sólidas.
A sobreposição das rochas sedimentares indica a qual a rocha que se formou em primeiro lugar, que é a que se encontra por baixo. À medida que se vai subindo a idade das rochas diminui.
Fonte da imagem: www.fossil.uc.pt
Sem comentários:
Enviar um comentário